- 1
Adquira barras de um quilo de chocolate ao leite, chocolate branco e chocolate meio amargo. Escolher barras de boa qualidade é essencial, já que isso irá influenciar diretamente no gosto e aparência dos chocolates artesanais.
O chocolate fracionado é mais fácil de ser manuseado, porém tem um gosto artificial. Prefira a matéria prima na sua forma pura.
Pique o chocolate, tomando cuidado para que o calor de suas mãos não entre em contato diretamente com ele.
- 2
Em uma vasilha de vidro temperado coloque o chocolate picado e leve ao fogo em banho-maria. É possível derreter chocolate no microondas, mas para isso abra o forno a cada 20 segundos e mexa o chocolate para que ele não queime.
Não deixe o chocolate ferver, nem permita que entre em contato com água ou outra substância.
- 3
Assim que estiver derretido, jogue todo o chocolate sobre uma pedra fria previamente higienizada, pode ser a própria pia da cozinha. Esse processo se chama choque térmico ou temperagem e serve para deixar o chocolate brilha
nte e permitir que seque melhor.
Com a ajuda de uma espátula, resfrie o chocolate na pedra até que ele fique morno em contato com a pele. Para testar use um palito. Quando a temperatura estiver correta, coloque o chocolate de volta na vasilha e comece a trabalhar rapidamente.
- 4
Usando uma colher, preencha formas de acetato dando pequenas batidas para assentar o chocolate. Existem centenas de formas diferentes, escolhas a que mais agradar.
Pode misturar flocos, castanhas ou dois tipos de chocolates para criar receitas diversas.
Deixe secar em um local seguro e desenforme jogando a forma com a parte aberta sobre a mesa. Não utilize facas ou espátulas para fazer isso, pois pode danificar os chocolates.
- 5
Bombons devem ser feitos em duas etapas. Cubra o fundo das formas e deixe secar, em seguida recheie e faça a tampa com nova camada de chocolate.