quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

http://www.euamobiscuit.com.br/artesanato/caligrafia.html



Caligrafia
Pratique as linhas básicas desta arte antiga para desenhar e escrever seus próprios cartões e convites com um toque de estilo



Muito dos caracteres usados hoje em dia, foram desenvolvidos pelos romanos, os primeiros a converter o alfabeto, como o co-nhecemos, em uma arte gráfica. Não importa se sua letra é boa ou não, a arte da caligrafia pode ser apreendida.
Segundo o tipo e o tamanho da letra, são usadas penas especiais. A tinta é colocada dentro de um depósito sujeito a pressão e as penas são encaixadas nas canetas.

É necessário uma prancheta para desenho. Para começar, pode ser usada uma grande
 prancheta de compensado de madeira ou em acrílico, medindo no mínimo 71 X 61 em. Como trava, para sustentar o papel, é só pôr uma tira de madeira ou uma ripa ao longo da base. Fixa-se na prancheta uma folha de papel absorvente liso, para servir de base para o trabalho. A prancheta deve ser usada em posição inclinada, apoiada no canto de uma mesa.

A CALIGRAFIA É USADA EM :
 cartões • convites • menus.
Tenha tudo à mão e não tente escrever um cartão sem antes ter praticado bastante. É importante se acostumar a utilizar a pena e perceber em que ângulo ela deve ser usada. Pratica-se as linhas básicas até conseguir traços da mesma grossura, em um mesmo ângulo, várias vezes.
OS PRIMEIROS TRAÇOS
1- Molhe a pena na tinta e coloque-a sobre o papel, em um ângulo de 30° com a prancheta. Faça fluir a tinta movendo a pena da direita à esquerda, sem tirá-la do papel.

2- Mude a direção para fazer uma linha mais grossa com toda a largura da pena. Alterne traços finos e grossos em forma de ziguezague.
ESCREVER O ALFABETO
1- Pregue uma folha de papel de desenho sobre a prancheta com fita adesiva. Trace uma pauta a lápis. É preciso uma linha de base e outras para minúsculas e maiúsculas. Deixe um espaço entre as fileiras e repita as mesmas medidas. Pregue uma folha de papel de qualidade inferior sobre o papel de desenho e pratique o alfabeto mostrado à esquerda.

2- Comece a unir as letras para formar palavras. Faça um esboço a lápis, pensando nos espaços e nas margens. Escolha o melhor formato, se horizontal ou vertical. Veja qual oferece melhor leitura. Para aumentar ou reduzir o tamanho das letras, trace uma nova pauta ou use uma folha nova.Caligrafia
Use as maiúsculas (acima) e as minúsculas (ao lado) como guia ao escrever seu próprio alfabeto. Para fazer isto, você terá que alterar ligeiramente a inclinação da pena. Escreva todo o alfabeto e pratique as letras que não ficarem boas.
As minúsculas são mais usadas que as maiúsculas; por isso, vale a pena dedicar maior tempo para aperfeiçoá-las. O objetivo maior é que as letras tenham a mesma altura e fiquem propor-cionais umas em relação às outras.
1- Esboce as palavras a lápis, escolha um formato e escreva várias vezes, em cada linha, seguindo a pauta do papel. Sele-cione os exemplares melhor espaçados e corte em tiras.
2- Coloque as tiras sobre uma folha de papel da mesma cor e ajuste-as até que fiquem bem.
Mova-as para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo, até obter um visual agradável. Cole com fita adesiva.
3- Para fazer um cartão, marque as linhas para determinar o espaço, e trace a lápis em uma cartol
ina. Escreva o texto usando o modelo como guia. Quando a tinta estiver seca, apague as linhas e acrescente um arabesco final