Esfumado com boleador Esta ferramenta substitui sem problema o boleador esfumador. A superfície se torna branca e consegui-mos um ótimo efeito de volume.
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Esfumado com boleador esfumador Esta ferramenta é ideal quando queremos conseguir efeitos delicados pois o boleador esfuma-dor não cobre completamente a superfície.
Técnicas especiais em papel vegetal
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Alisado Realiza-se com o boleador em forma de aro. Mesmo exercendo muita pressão sobre o papel, o efeito é suave. É ideal para trabalhar em babados.
Decalcado com tinta nanquim ou caneta de tinta dourada e ponta fina
Existem tintas de diferentes qualidades, densidades e cores. Para garantir uma consistência sempre fluída, convém agitar o frasco de vez em quando.
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Decalcado com caneta de tinta dourada e ponta grossa
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Em alguns modelos pode ser utilizada substituindo a caneta bico de pena. Convém agitar de vez em quando para evitar que deixe gotas que manchem o papel.
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A caneta de tinta dourada com ponta extra fina substitui sem problemas à caneta bico de pena e permite economizar tempo. Por outro lado, é mais fácil conseguir linhas contínuas, regulares e bem feitas.
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Decalcado com tinta nanquim preta e pincel.
Em primeiro lugar é preciso decalcar o desenho pela frente do papel com uma caneta hidrográfica preta de ponta metálica. Depois se pintam os dois lados do desenho utilizando tinta nanquim e um pincel de cerda macia. É a melhor forma de conseguir a intensidade dese-jada. Quando a superficie está pintada somente pela parte de trás, os detalhes do desenho devem ser intensificados pela frente do papel com lápis de cor polychromo.Decalcado com caneta hidrográfica preta de ponta metálica.
O resultado é muito parecido ao trabalho realizado com tinta nanquim e pincel. Existem canetas hidrográficas de diferentes grossuras (0,1a 0,7) com as quais podemos conseguir um trabalho bem feito, limpo e rápido. Além disso são as mais utilizadas para decalcar. Para um melhor resultado, é importante começar e terminar o traço sem deixar pontos no meio. |
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Técnicas especiais em papel vegetal
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Decalcado com caneta prateada de ponta fina. As canetas que existem no mercado substituem a tinta nanquim e a caneta bico-de-pena. Permitem realizar um decalcado mais rápido e de linhas contínuas, regulares e bem feitas.
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Contorno preto boleado Trabalha-se pela parte de trás do papel com o boleador adequado. Depois se aplica preto nas áreas decalcadas anteriormente. Leve em conta que o boleador comum pode ser substituído pelo boleador esfumador. Nesse caso, algumas áreas devem ficar sem bolear para poder destacá-las quando pintar.
Contorno dourado e boleado Deve ser trabalhado com o boleador indicado para cada modelo. O limite do boleado está marcado pela borda que foi decalcada com dourado (branco do papel com as bordas douradas). Também se pode bolear pela parte de trás, sobre a área decalcada com linhas douradas. Desta forma o dourado vai estar mais destacado pelo contraste com o branco do boleado.
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Técnicas especiais em papel vegetal
"Filstirée" entre duas linhas retas
É preciso colocar o papel sobre a tela de aço para técnica de "filstirée" seguindo a direção das retas adequadas ao desenho (paralelas ou oblíquas). De qualquer das duas maneiras se consegue dar o efeito desejado. Perfurar de um lado ao outro de forma paralela à linha reta. E depois continuar o trabalho obedecendo a direção inicial até completar a superficie indicada.
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"Filstirée" entre linhas curvas Se for trabalhar sobre quadrinhos inteiros, realizar a perfuração em toda a superfície. Caso contrário, deixe um espaço sem perfurar para evitar rasgar a linha boleada anteriormente. Quando retirar o trabalho da tela de aço, utilize o perfurador de uma agulha para perfurar os espaços livres até completar toda a superfície.
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"Filstirée" em uma folha Um desenho tão simples como uma folha pode ser destacado de maneira magnífica com esta técnica.
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Baleado sobre uma base de borracha A resistência da borracha permite bolear e esfumar até obter uma tonalidade branca adequada para cada caso.Técnicas especiais em papel vegetal
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Pintar uma flor, pela parte de trás do papel com canetas hidrocor de tinta permanente.
Se utilizamos canetas hidrocor em tons pastel, podemos conseguir uma superfície uniforme que permite destacar as áreas boleadas.
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Pintar uma flor, pela frente do papel com lápis de cor polychromo.
Você pode terminar de pintar a flor utilizando um lápis de cor polychromo da mesma tonalidade da caneta hidrocor, já que o papel clareia.
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Boleado de uma flor com um boleador grosso.
É ideal para dar efeito de movimento a cada uma das pétalas da flor. Algumas vezes pode substituir o boleador esfumador.Boleado de uma flor com boleador esfumador.
Convém usar esta ferramenta para trabalhar superfícies grandes ou para destacar em algumas flores o seu aspecto natural. Os traços devem ser suaves, esfumados e sem linhas muito marcadas.
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Técnicas especiais em papel vegetal
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Efeitos do glitter.
Realça o modelo dando-lhe brilho, delicadeza e luminosidade. Para aplicá-lo é preciso passar antes uma demão de esmalte de unhas transparente.
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Da mesma largura.
Para realizar um passa-fita bem feito você deve vazar os pequenos retângulos com o picotador de 2 agu-lhas.
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 | Esmalte perolado.
Aplicando esmalte perolado nas pétalas você vai dar um efeito sedoso ou nacarado ao trabalho.Técnicas especiais em papel vegetal
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Esmalte de unhas transparente.
Aplique-o nas pétalas quando desejar dar ao trabalho um acabamento brilhante.
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Movimento das petálas. Para dar um efeito natural, coloque a flor recortada em um feltro macio e pressione o centro com um boleador grosso. Desta maneira as petálas se levantam de forma irregular.
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Pétalas dobradas para trás.
Recorte a flor e incline cada pétala pela base até o centro. Enrole a ponta para trás pressionando suavemente.
Outra técnica.
Recorte a flor, incline a base de cada pétala para o centro e dobre um pouco as partes laterais para trás.
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Aplicações e sobreposições.
A aplicação de uma flor de maneira sobreposta dá um toque de beleza e charme a qualquer cartão. Para colocar detalhes sobrepostos é preciso levar em conta a quantidade de vazado e boleado e as cores plenas que vai utilizar. A técnica de sobreposição nos dá a possibili-dade de ter resultados mais atraentes que trabalhando em uma superfície plana.
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Pétalas sobrepostas. Desenhe uma flor no cartão e outra em um recorte extra de papel vegetal. Recorte as pétalas desde a borda até o centro e levante-as com os dedos dando efeito de movimento. Cole-a sobre a flor de base do cartão. Com esta técnica você faz uma maior quan-tidade de pétalas em menos tempo.
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Aplicação e composição.
A margarida como muitas outras flores permite um trabalho especial. Devemos decalcar e trabalhar as pétalas em um recorte extra de papel vegetal, recortar e aplicar sobre o cartão colando pelo centro. Desta maneira podemos conseguir um maior efeito de realismo.
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Aplicação de pérolas.
Coloque cola transparente para isopor no centro da flor e aplique cuidadosamente algumas pérolas com um picotador de 1 agulha.
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Aplicação de pérolas.
Coloque cola transparente para isopor no centro da flor e aplique cuidadosamente algumas pérolas com um picotador de 1agulha.
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Um trabalho bem feito.
É preciso trabalhar com muito cuidado quando vamos aplicar pedras achatadas, ovaladas ou redondas. Apóie a parte
chata na ponta do dedo e deslize-a com outro dedo até cair na cola. Desta maneira pode evitar que caia virada e sujar a pedra com a cola. Quando for aplicar uma pérola grande e achatada, segure-a entre os dedos. O mercado oferece uma grande variedade de pérolas e águas - marinhas (achatadas, redondas, ovaladas) além de estrás redondos e chatos. Escolha o tamanho e a forma adequada ao modelo do cartão.
Técnicas especiais em papel vegetal
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Flores: Decalque a flor e faça os pistilos utilizando uma caneta hidrográfica preta de ponta metálica 0,1 (traço fino). Faça o boleado nas pétalas com os traços dirigidos desde a borda externa para o centro. Decalque em um recorte extra de papel vegetal de 130 g as pétalas que vai colar de maneira sobreposta e trabalhe-as seguindo as mesmas indicaçõe
s dadas para fazer a flor de base do cartão. Pinte toda a superfície com uma caneta hidrocor de tinta permanente na cor escolhida. Utilize bolinhas de silicone ou a pistola de cola quente para colar as pétalas pela base dando um bom efeito de volume e evitando que fiquem achatadas. |
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Borboletas: Decalque o desenho da borboleta com uma caneta bico de pena e tinta nanquim branca em um recorte extra de papel vegetal. Trabalhe combinando as técnicas de boleado, vazado e filstirée. Você pode decalcar no cartão somente o contorno da borboleta já trabalhada para dar mais destaque quando for colar de maneira sobreposta. Outra opção é decalcar a borboleta completa no cartão e colar por cima somente as asas superiores ou inferiores.
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iores.
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Laços: Decalque com tinta nanquim branca e caneta bico de pena. Trabalhe com o boleador esfumador até conseguir um efeito de muito volume. Pinte com lápis de cor polychromo. Faça um esfumado para intensificar o efeito de luz e marcar as áreas de sombras. Para dar um efeito tridimensional, faça outro laço e cole pelo centro usando a pistola de cola quente.
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cola quente.
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Laços vazados: Decalque com uma caneta hidrográfica preta de ponta metálica 0, 1(traço fino). Ilumine algumas áreas trabalhando com o boleador esfumador. Decalque o laço que vai colar por cima, faça o vazado e cole no sentido contrário ao do cartão para dar um efeito de entrecruzado que dê realismo e volume.Técnicas especiais em papel vegetal
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Pombinhas Transfira o desenho com tinta nanquim branca e caneta bico de pena. Faça o boleado com um boleador esfumador. Trabalhe com traços curtos para imitar as penas. Decalque a asa da frente do desenho em um recorte extra de
papel vegetal e trabalhe da mesma maneira que a anterior. Pinte o contorno com tons pastel. Use cola quente para colar a asa de maneira sobreposta no desenho central do cartão. Observe que se a peça que vai colar por cima e o desenho de base são exatamente iguais, conseguimos um ótimo efeito de destaque e movimento.
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Lápis de cera ou aquareláveis
A consistência suave é a mais adequada. É preciso levar em conta que um grafite duro não permite realizar um bom esfumado pois risca o papel. Usando água e pincel, você pode aplicar como se fosse uma tinta guache. Sempre convém pintar com lápis de cor polychromos ou crayons de cera que permitam suavizar a tonalidade pela parte de trás do papel com cera em pasta incolor. Desta maneira, o papel fica impermeabilizado. Estes lápis não são adequados quando vamos trabalhar em grandes áreas, mas são ótimos para realçar o tom pela frente do papel. Neste caso, devemos utilizar um pincel de cerda fina umedecido com água para levar a cor até o lugar desejado.
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Técnicas especiais em papel vegetal
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Tinta acrílica branca
Seca com rapidez e normalmente é aplicada pela parte de trás do papel. Não molha nem enruga o material e dá uma cor uniforme. Quando, dependendo do dese-nho, tiver que aplicar duas demãos, é preciso deixar secar entre uma aplicação e a outra. A consistência fluída é a mais indicada e você deve trabalhar com um pincel de cerdas macias.
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Canetas hidrocor de tinta permanente ou ao álcool
Substituem muito bem os lápis de cor polychromo e são encontradas em todas as cores. Dão um efeito muito especial pois quando o álcool evapora a cor se define rapidamente. Secam de maneira quase instantânea. As mais recomendáveis são as que têm duas pontas ou a forma de pincel. Geralmente são aplicadas pela parte de trás do papel.
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ROSAS
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Para fazer o boleado de uma flor é importante trabalhar com naturalidade o movimento da mão. As setas do desenho ao lado indicam o sentido que deve manter o movimento da mão quando trabalhar com o boleador.
 Técnicas especiais em papel vegetal
LAÇOS
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Para conseguir um bom boleado, deve observar a profundidade das pregas do desenho. A direção do traço se dirige desde a borda externa ao nó do laço. A grossura do boleado será proporcional ao efeito desejado.
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Para fazer os traços mais grossos é preciso várias passadas do boleador esfumador. Quando trabalhamos linhas finas, somente é necessário uma suave pressão.
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FOLHAS
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FOLHAS
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Divida o desenho com uma linha para fazer a nervura central e servir de guia.
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Os traços mais grossos requerem várias passadas do boleador esfumador. E para as linhas finas só é preciso exercer uma leve pressão
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Em um dos lados o traço é feito desde a nervura para a borda externa. E do outro lado, exata-mente o contrário.
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Em um dos lados o traço é feito desde a nervura para a borda externa. E do outro lado, exata-mente o contrário.
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Algodão e cera Prepare uma bolinha de algodão para aplicar cera em pasta incolor para piso ou calçado sobre o dese-nho pintado. É ideal para trabalhar áreas grandes.
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Cotonetes São muito úteis para suavizar as cores aplicadas com lápis de cor polychromo em áreas interme-diárias como por exemplo as pétalas das flores.
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Esfuminho:
É usado para suavizar a cor dos lápis de cor polychromo em ângulos, onde é impossível chegar bem com os cotonetes. Geralmente tem a forma de lápis. São fabricados com papel secan-te enrolado sobre si mesmo e à medida que vai sendo usado, é preciso fazer a ponta com um estilete.
Esta ferramenta é usada para esfumar áreas pequenas. Se co
ocar muita quantidade de algodão terá preparado um cotonete caseiro. Caso contrário, pode usar como se fosse um esfuminho.
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"Filstirée" em uma flor O "filstirée" dá um efeito natural a todos os desenhos e serve para imitar um delicado bordado que realce o modelo.
Técnicas especiais em papel vegetal
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Baleado sobre um feltro
Quando se trata de obter volume, o mais adequado é apoiar o papel sobre um feltro macio. Podemos conseguir o efeito desejado evitando o risco de estragar o material.
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Cortar as bordas
Um cartão está composto de capa, contracapa e um papel no meio. Pode ser trabalhado sobre uma base de cortiça ou de borracha. Desta maneira, podem ser cortados os três papéis juntos, utilizando um picotador de 4 agulhas lineares.
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Vazado com picotador de quatro agulhas lineares
Serve para vazar desenhos lineares. E também é muito útil quando estamos trabalhando com curvas muito abertas ou levemente fechadas. É importante fazer a curva com a ferramenta seguindo o desenho.
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Vazado com picotador de duas agulhas
É a ferramenta ideal para vazar superfícies muito pequenas ou ângulos bem fechados. Evita rasgar o papel e é o complemento perfeito para o picotador de 4 agulhas lineares.
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Vazado com o perfurador de ponta redonda.
Só é preciso uma pequena pressão para conseguir um vazado redondo e pequeno.
Técnicas especiais em papel vegetal
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Baixo relevo com picotador de 3 agulhas.
Trabalhe pela parte da frente do cartão perfurando toda a área até conseguir dar ao papel a tonalidade fosca e textura que desejar.
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Alto relevo com picotador de 3 agulhas.
Trabalhe pela parte de trás do papel perfurando toda a área até que imite a textura de um filó fazendo um contraste com as áreas boleadas ao redor.
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contraste com as áreas boleadas ao redor.
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Perfurador de 1agulha.
Perfure pela frente do papel e ao redor da borda do desenho para imitar o bordado antigo de tecidos.
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Quadriculado à mão livre.
Trabalha-se pela parte de trás do papel entre as bordas externa e interna da renda utilizando um boleador fino. A expressão "mão livre" significa que se realiza sem ter um desenho prévio para seguir como modelo. Neste caso, fazendo traços irregulares para imitar a renda de um tecido.
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Quadriculado com réguaQuadriculado com régua.
Trabalhe pela parte de trás do papel com um boleador fino e uma régua para imitar a trama de uma renda de tecido. Se for trabalhar sem um modelo, faça o quadriculado deixando aproximada-mente 1 mm entre cada linha. Para imitar o "filstirée" perfure os quadrados com o perfurador de 1agulha..Técnicas especiais em papel vegetal
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Uso do boleador médio em uma folha.
A grossura da ponta desta ferramenta é adequada para conseguir traços regulares e de um volume médio. É ideal para trabalhar folhas com muitas pregas ou ner-vuras.
| Uso do boleador grosso em uma folha.
Com ele podemos trabalhar com poucos traços e conseguir a ondulação desejada. |
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Uso do boleador esfumador em uma folha.
A forma que possui a ponta desta ferramenta é ideal para trabalhar em superfícies grandes. Com poucos traços, firmes e esfumados, conseguimos dar o efeito desejado.
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Pintar uma folha pela parte de trás do papel com canetas hidrocor de tinta permanente.
Pintando com esta caneta conseguimos dar rapida-mente uma cor plena e uniforme.
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Pintar uma folha pela frente do papel com lápis de cor polychromo.
Estes lápis nos permitem completar o trabalho de colorir e dar um toque de volume. É só escolher uma ou duas tonalidades mais escuras que a cor aplicada como base e fazer alguns traços sem cobrir totalmente a superfície pintada
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